Notícias

Cortes de Temer ameaçam programa de estágio das universidades

4 dez 2017

pibid 2O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) oferece bolsas de estágio aos alunos de cursos de licenciatura, no valor de R$ 400, que se comprometam a exercer o magistério na rede pública, depois de formados, especialmente nas que tenham Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional (que é 4,4).

O programa tem ajudado a diminuir a evasão e a reprovação em escolas públicas. Mas os cortes no orçamento feitos pelo governo Temer põem em risco a continuidade do PIBID, que pode acabar em março, já que não foi publicado, até agora, outro edital com as condições de permanência.

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) tomou conhecimento do problema durante evento promovido pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI, nesta sexta-feira (1) com participação de alunos, as professoras coordenadoras Janete Brito (Física), Elilian Basílio (PIBID) e Francisca Lúcia (Biologia), dentre outros professores.

Os estudantes argumentaram que, além de tirar dinheiro das universidades, o desmonte do PIBID prejudica a educação básica pública. “Trata-se de um investimento pequeno em relação ao grande impacto positivo que o programa causa na educação fundamental. Por isso me somo à luta contra esse corte e pela manutenção do PIBID no orçamento”, afirmou Assis.

O deputado se comprometeu em conversar com os demais parlamentares da bancada do Piauí e também de outros estados para sensibilizá-los para a importância do programa. Mas avisou que o tempo é curto para articular a inclusão do programa no orçamento.

“Vocês têm aqui um aliado para bater de porta em porta, para dialogar com parlamentares, falar com líderes de partidos, com a comissão, com coordenadores de bancada, com o presidente da Casa, para tentar reverter esse quadro. Porém, essa é uma luta contra o tempo. Conseguir incluir algo no orçamento que já vai pra votação daqui a 12 dias, não é uma missão fácil. Mas vou lutar por isso”, garantiu.