Notícias

Governo anuncia nova etapa de Mutirão de Cirurgias; operações de catarata serão feitas com emenda de Assis

27 fev 2018

DSC_3483Em nova etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, o Governo do Piauí inicia agora a etapa na área de pediatria, atendendo o público infantil de todo Estado. Foi o que anunciou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião nesta quarta-feira (21), com o presidente da Associação de Prefeitos Municipais do Piauí (APPM/PI), Gil Carlos.

Na primeira etapa do Mutirão, realizado no final de 2017, foram atendidas mais de 2.000 pacientes. Nesta segunda etapa, a meta é atender, em dois meses, mais de mil crianças, com realização de consultas e cirurgias, em diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade. O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, será a primeira unidade a iniciar os procedimentos, que deve começar já na primeira quinzena de março.

Para maior cobertura, o secretário Florentino Neto reforça a importância da participação de todos os gestores municipais de saúde na triagem e identificação dos pacientes, para que seja organizada a demanda de procedimentos. “Com essa segunda etapa do Mutirão, estaremos, mais uma vez, promovendo a descentralização de serviços especializados, tornando o acesso o mais próximo possível de suas residências, reduzir o tempo de espera e, por conseguinte, melhorar a assistência prestada aos usuários do SUS”, comenta.

Serão atendidas as crianças com idade entre 0 a 15 anos de idade, contemplando todas as macrorregiões de Saúde, nos seguintes hospitais da rede estadual:

– Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA): Parnaíba

– Hospital Estadual Gerson Castelo Branco: Luzilândia

– Hospital Regional de Campo Maior: Campo Maior

– Hospital Infantil Lucídio Portella: Teresina

– Hospital Estadual Deolindo Couto: Oeiras

– Hospital Regional Eustáquio Portela: Valença do Piauí

– Hospital Regional Tibério Nunes: Floriano

– Hospital Regional Terezinha Nunes de Barros: em São João do Piauí

– Hospital Regional Manoel de Sousa Santos: Bom Jesus

– Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante: Corrente

Além do Mutirão voltado às crianças, Florentino Neto também anunciou que será realizado Mutirão de Cirurgias de Catarata, que pretende atender 7.000 pessoas em todo o Piauí, sendo o maior de toda a história do Estado. Serão investidos R$9 milhões em recursos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares do deputado federal Assis Carvalho.

Fonte: saúde.pi.gov.br (editada)