Notícias

Mais de 400 equipamentos ortopédicos são entregues em Oeiras

7 ago 2017

O Governo do Piauí entregou nesta segunda-feira(07) mais de 450 peças ortopédicas para pessoas com deficiência dos municípios de Oeiras, Campinas, Floresta, Santo Inácio e Simplício Mendes, pelo Programa Passo à Frente. Em todo o Piauí, o programa já beneficiou mais de 3.500 pessoas, em mais de 40 municípios.

Foto: Thiago Luís

Foto: Thiago Luís

O programa conta com uma oficina itinerante adaptada em uma carreta que foi projetada pelo então secretário de estado da Saúde, Francisco Costa, e viabilizada para o Piauí por meio da articulação do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) junto ao Ministério da Saúde, em dezembro de 2015, ainda no governo Dilma Rousseff.

O programa é realizado pela Secretaria Estadual da Saúde e pela SEID (Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência).

“Ver todas essas pessoas sendo atendidas para que tenham melhor qualidade de vida me deixa muito feliz. Essa unidade móvel descentraliza as ações que antes só podiam ser realizadas em Teresina, levando atenção às pessoas com deficiência no município onde elas vivem”.

Com o Passo à Frente, são entregues cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de órteses e próteses.

As atividades do Programa nos municípios evitam o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos. Desde maio de 2016, o Programa já entregou mais de 4.000 peças, para cerca de 3.500 pessoas, contemplando mais de 40 municípios: Picos, Geminiano, Itainópolis, Santana do Piauí, Paquetá, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio, João Costa, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Socorro do Piauí, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí, Floriano, Guadalupe, Francisco Ayres, São Francisco do Piauí, Jerumenha, Nazaré do Piauí, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Caracol, Fartura, Guaribas, Jurema, Anísio de Abreu, Dom Inocêncio, Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí, Piripiri, Boa Hora, Batalha, Valença, Lagoa do Sítio, Aroazes e Pimenteiras.

Com informações de Secretaria estadual de Saúde