Notícias

Quebradeiras de coco entregam documento que denuncia violência e reivindica segurança

21 mar 2018

29386712_953985738084442_33847335884685312_nA tentativa de homicídio contra a líder do Movimento das Quebradeiras de Coco, Francisca Nascimento, em São João do Arraial-PI (ver matéria aqui http://www.assiscarvalho.com.br/noticia/deputado-assis-denuncia-tentativa-de-homicidio-contra-lider-das-quebradeiras-de-coco/) chamou atenção para a violência no campo contra pequenos agricultores, especialmente contra mulheres, agressões físicas e morais contra lideranças populares e criminalização dos movimentos que lutam por terra, água e moradia.

Movimentos da região dos Cocais entregaram, neste sábado (17), uma carta denúncia a autoridades do governo, municípios e parlamentares.

Dentre as denúncias, o aumento dos casos de feminicídio no território dos Cocais, a atuação de seguranças particulares praticando violação de domicílio, constrangimento ilegal, agressões físicas, e com porte ilegal de armas.

O Movimento reivindicou apuração rigorosa e rápida, bem como a punição dos criminosos; construção de Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência; criação de uma delegacia regional da mulher; programa de regularização fundiária de territórios que garantam acesso à terra às comunidades tradicionais; fiscalização dos babaçuais que estão sendo devastadas; inclusão das lideranças em programas de proteção às pessoas ameaçadas, dentre outras.

O deputado Assis Carvalho participou do evento e reafirmou o compromisso do mandato dele com os agricultores e agricultoras familiares e contra todo tipo de violência.