Notícias

Renova Saúde reforça ortopedia e obstetrícia do hospital de Picos

8 fev 2018
Foto Allana Sousa - Ascom Deputado Assis Carvalho

Foto Allana Sousa – Ascom Deputado Assis Carvalho

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos recebeu nesta quinta-feira, 8, investimentos do Renova Saúde. Cerca de R$ 1,5 milhões em equipamentos que vão ampliar os atendimentos e aumentar a quantidade de procedimentos realizados especialmente nas áreas de obstetrícia e ortopedia, as duas mais intensas do Hospital.

De acordo com o superintendente da atenção à saúde, Alderico Tavares, os equipamentos entregues obedecem ao planejamento específico para o Hospital, e reforçando as áreas de maior produtividade “aqui entregamos hoje equipamentos que vão fazer com que a equipe produza mais cirurgias ortopédicas, uma cirurgia de fêmur, por exemplo, a partir de agora será feita aqui, sem que a população precise pelejar por uma vaga em Teresina, outra área fortalecida foi a obstetrícia que é referência para essa grande região” explica.

O presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, evidenciou o esforço do governo em reequipar os hospitais, mas lembrou do grande trabalho realizado por toda equipe de profissionais “é por demais importante e reconhecido o esforço do governador, Wellington Dias em fortalecer a saúde de nosso estado, sobretudo renovando e ampliando a estrutura física e de equipamentos, mas o reconhecimento deve também ser dado às técnicas de enfermagem, enfermeiras, médicos, bioquímicos, a todos que aqui colaboram intensamente, tornando o atendimento muito mais humano” afirma.

A solenidade contou ainda com a presença dos deputados federais, Assis Carvalho e Fábio Abreu e do prefeito de Picos Pe. Valmir. O Hospital de Picos faz cerca de nove mil atendimentos de urgência por mês, realizando em média mensal de 180 cirurgias ortopédicas e 460 procedimentos médicos. Com o funcionamento pleno dos novos equipamentos, será possível abrir a 4ª sala de cirurgia, proporcionando um aumento na quantidade e na complexidade dos atendimentos realizados.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do tesouro estadual, de emendas do então senador Wellington Dias, da senadora Regina Sousa, do deputado federal Assis Carvalho e do deputado federal Silas Freire.

 

Texto editado com dados das matérias http://saude.pi.gov.br/noticias/2018-02-07/8518/renova-saude-entrega-r-1-5-milhoes-em-equipamentos-para-hospital-de-picos.html e http://saude.pi.gov.br/noticias/2018-02-08/8525/renova-saude-reforca-ortopedia-e-obstetricia-do-hospital-de-picos.html

Fonte: www.saude.pi.gov.br